Ensinamentos
Vou desistir! Não aguento mais…
  • Vou desistir! Não aguento mais…
Vou desistir! Não aguento mais…

Talvezvocê tenha pensado que esta seria uma palavra motivacional que traria um renovoàs suas forças, todavia, não é bem assim, embora você possa vir a se sentirmotivado ao lê-la. Esta pode ser uma palavra para você, mas é sobre mim.

 

É sobreuma experiência que aconteceu comigo, há alguns anos, e quero compartilhar comvocê, e fazê-lo saber que sentir desânimo é muito mais comum do que se pensa.Todos entram em situações assim, de sentir-se, em algum momento, desanimados,mas, infelizmente, nem todos acham a saída. E é disso que quero falar: como saíe, quem sabe, isso pode lhe servir de norte e ajudá-lo a vencer o seu desânimo.Acredite: mesmo parecendo improvável, a vitória é possível.

 

A históriaé assim: após um período difícil em Natal/RN, onde morava, lá pelos idoslongínquos do século passado (risos), quando amarguei um período de desempregoe desilusões, mudamo-nos para o interior do Mato Grosso, numa pequena cidade nocoração da Amazônia Legal, de meros 6.000 habitantes. Toda mudança traz umaexpectativa de melhora, de algo novo acontecendo, de mudança do quadroanterior, negativo, para um mais positivo.

Entretanto, essa expectativa não se confirmou. Sair de umacapital de estado, com população metropolitana de quase 800.000 habitantes parauma cidade pequena, encravada no meio de florestas, rios e fazendas de gado,não tinha de ser diferente, não é mesmo?

Pensando por esse lado, é o acontece, às vezes, conosco: saímosdo lugar de conforto, apesar de o único conforto que temos é poder dizer queestamos ali, e, de repente, sermos lançados no turbilhão de mudançasinvoluntárias e traumáticas para nos vermos dizendo a nós mesmos –acabou, agora cheguei ao fim da linha, éo fim.

Nesses momentos de angústia, nas encruzilhadas que a vida nosleva, onde a opção é apenas ser mais um, aguardando uma mudança nos ventos, decontrários a favoráveis, que nunca chegam, é que vemos até onde conseguimosmanter nossos valores, nossas convicções e perseverar em nossos objetivos.

No meucaso, apesar desse palavreado bonito do parágrafo anterior, sinto-me obrigado aconfessar que, depois de uma espera que julgava interminável, cheguei ao pontode dizer: “agora chega! cansei! vou jogar tudo proalto e desistir… eu não suporto mais!”

Então, naquela casinha de madeira em que morava, ladeada por umarua poeirenta e sem asfalto, dividindo o pequeno quarto com mais 2 irmãos, abria janela que dava para a rua e comecei a me lamentar com Deus, expondo, dofundo do meu coração, as mágoas já tão enraizadas que me consumiam e ardiamdentro de mim. Falei tanta coisa, tanta que nem me lembro mais, mas o tema erarecorrente: vi-me, novamente, a lançar-Lhe em rosto Suas promessas que nuncachegavam, que nunca aconteciam, que nunca se cumpriam.

Após vários minutos de discussão silenciosa, de um monólogopassivo, onde disse tudo o que estava em meu coração que, se fosse dito a umamigo comum, a amizade teria encontrado seu fim ali mesmo, terminei minhaoração (oração ?) com uma frase meio que debochada e desacreditada: “bom,Jesus, eu falei tudo o que eu queria te falar, agora, se o Senhor tem algumacoisa que queira me falar, pode dizer. A tua Palavra tá aqui na minha mão (aBíblia) e, se o Senhor quiser me dizer alguma coisa, estou aqui pra Te ouvir”.

Ridículo,não é mesmo? Um rapaz esclarecido, beirando os 30 anos, formado, no meio donada, falando para um céu silencioso, tendo apenas por testemunhas as estrelasou uma outra arara ou marreca-d’água que passava, voando e gritando, segurandoum livro de capa preta na mão, apontando pro céu e bramando: Responda,Deus, se tiver coragem! Se fosse outro me contando isso, eu poderiamuito bem dizer: “tá faltandoum grau para o hospício e sobrando outro para a besteira“.

Então, como quem não quer nada, abri a esmo o livro da capapreta, para achar, entre as folhas brancas, salpicadas de uma negra tinta, asseguintes palavras, que caíram como uma bomba em meu já despedaçado ânimo infantil:

Pôr-me-ei na minha torre de vigia,colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e queresposta eu terei à minha queixa. O SENHOR me respondeu e disse: Escreve avisão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo.Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressapara o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, nãotardará. Habacuque 2. 1-3

Bem,depois dessa, fiquei sem palavras… não sabiamais o que dizer, sinceramente. A única coisa que consegui balbuciar foi: “bem,entendi o que o Senhor quer de mim, mas eu não tenho mais forças para seguir emfrente. Só se o Senhor mesmo renovar minhas forças, senão eu não vouconseguir”. Já era tarde, acho que passava da meia-noite, e fui dormir.

E sonhei…

O sonho foi, mais ou menos, já faz tempo (2001), assim:

Eu me viem uma corrida de motocross, em um circuito oval. Eu já estava concluindo ocircuito, ou seja, era a última volta e, numa curva, vi 3 pessoas olhandoagressivamente para mim, e disseram uns aos outros: “ele vai conseguir, temosque impedi-lo!”. Então notei que 2 deles saíram dali e, quase queimediatamente, surgiram 2 motoqueiros na pista, por uma entrada lateral. Esse 2motoqueiros se postaram junto a mim, um de cada lado, e me forçaram a ir por umdeterminado trecho da pista que era muito ruim, com obstáculos estilo “costelas-de-vaca“, que sãoondulações nas estradas de terra, muito chatas para quem viaja de carro ou demoto. Confira na imagem abaixo:

Bom, você já deve estar imaginando como foi “trepidante” essaparte do sonho… O negócio foi tão violento, porque as costelas deviam ser deelefantes, e não de vacas, que, após sair desse trecho, que acabava a apenasalguns metros antes da linha de chegada, caí exausto da moto. Simplesmentedespenquei no chão, totalmente vendido, vencido e vulnerável, sem ânimo nem prapiscar que fosse.

Então, aproxima-se de mim um fiscal de prova (assim me parecia,quase como um anjo), e me pergunta o que eu estava fazendo ali no chão,deitado, próximo da chegada. Revoltadíssimo da silva, eu perguntei pra ele:“mas, você não viu o que eles fizeram comigo?”. Ele nada respondeu, apenasolhou para a frente, para a linha de chegada, alguns metros adiante de mim e,com o olhar, me disse: “não importa, o que interessa é você chegar até o fim;avance, falta pouco para chegar ao fim”. Interessante como um olhar pode nosanimar, não é mesmo?

Não me restando outra alternativa, arrastei-me alguns metros,literalmente esgotado e, com a ponta dos dedos, toquei na linha de chegada. Ésó até onde me lembro do sonho, e também é o que vale a pena ser lembrado.

Ao acordar, pela manhã, desempregado, desiludido, desesperançadoe endividado, percebi que não havia outra alternativa: deveria avançar,independentemente do que ocorreu ou do que ficou para trás. Você já se sentiuassim também, desanimado pelas circunstâncias, pelas traições, pelo passado?Sim, eu sei, é difícil… e as lágrimas, quentes, que rolam pela face, não nosdeixam esquecer isso facilmente. Mas, avance. Siga em frente. A chegada é logoali.

Sabe, uma coisa que me deixou encucado: eu estava em uma corridaque não havia outros competidores. Era apenas eu correndo contra mim mesmo. E éassim na vida: seja em concursos, seja em outras áreas, concorremos conoscomesmos. Se avançamos, vencemos nossos limites. Se desistimos, perdemos para nósmesmos. Nesta corrida da vida, somos eu contra mim mesmo, ou eu me venço ou eume perco.

Levantei e fui ler a Bíblia, na leitura devocional matinal. Sabequal era a leitura programada do dia?

Por que, pois, dizes, ó Jacó, efalas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu direito passadespercebido ao meu Deus?

Não sabes, não ouviste que oeterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem sefatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.

Faz forte ao cansado e multiplicaas forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e osmoços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças,sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.Isaías 40.27 a31

Não desista. Os anos que morei naquela casinha de madeiraajudaram a moldar meu caráter e foram importantes para me capacitar para estaronde estou hoje, em um dos melhores órgãos do país, na capital federal.

É o que sempre costumo dizer: se eu consigo, qualquer umconsegue, se não desistir.

Deus te abençoe.

 

20/06/2015/ 22:14:32
Outras Notícias
  • Razões bíblicas para congregar e desculpas para não ir à igreja
Razões bíblicas para congregar e desculpas para não ir à igreja
30/03/2015/ 00:01:40

Quando os anciãos, pregadores ou professores nos dizem sobrea importância de congregarmos, há diferentes reações entre os membros daigreja. Alguns concordam e fielmente participam dos cultos na igreja e tambémtem aqueles que não acham necessários e, portanto, se ausentam desses cultos. Estes são os pensamentos ...

  • O Perdão
O Perdão
18/03/2015/ 18:55:13

Perdão Perdoar é um dos atos básicos da fé cristã, pois, a nossa entrada na vida que Jesus Cristo nos ofereceu, só foi possível porque recebemos perdão de nosso Deus e Pai. Ele nos perdoou, mediante a obra de seu Filho feita na cruz, em nosso favor. Amor e perdão sempre caminham juntos. “Deus é amor”, é a mais...

  • Ensinamentos Bíblicos: Atributos de um Diácono
Ensinamentos Bíblicos: Atributos de um Diácono
21/02/2015/ 20:03:48

O diaconato foi instituído na igreja cristã com o propósito de assistir as pessoas pobres da igreja. Foram escolhidos sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria (At 6.3). Dessa forma, os apóstolos que estavam assoberbados com esse serviço foram liberados para se dedicarem exclusivamente à oração...

  • O Natal - cinco ensinamentos para refletir
O Natal - cinco ensinamentos para refletir
26/12/2014/ 22:52:54

A Alegria. “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade”. A criação exulta de alegria com a vinda de Jesus. Ele está connosco. Viver na Sua presença constante é fonte de uma alegria imensa. O cristão é radicalmente alegre e transmite essa alegria. A Surpresa. Deus não Se manifesta em grande...