Curiosidades
Inscrições de 2 mil anos encontradas em Israel intrigam arqueólogos
  • Inscrições de 2 mil anos encontradas em Israel intrigam arqueólogos
Inscrições de 2 mil anos encontradas em Israel intrigam arqueólogos

Arqueólogos israelenses estão tentando decodificar inscrições antigas descobertas em uma escavação em Jerusalém. Elas foram encontradas nas paredes de uma câmara antiga com resquícios de uma banheira escavada na pedra, usada para o mikvá, um tradicional ritual de banho judaico. Os arqueólogos estimam que as inscrições seriam de 2 mil anos atrás.

Especialistas estão tentando decifrar as palavras, que parecem ser em aramaico, e os símbolos encontrados, entre eles, um barco e árvores de palmeira.

Eles dizem que as inscrições podem ser grafites (pinturas na parede) ou então podem ter algum significado religioso.

Segundo, a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês), um dos símbolos pode ser um menorá, um candelabro de sete braços, um dos principais símbolos do Judaísmo; algumas das inscrições podem indicar nomes.

A descoberta foi feita quando os funcionários da IAA inspecionavam o local previsto para ser transformado em uma creche no distrito de Arnona.

Nos muros, havia letras em aramaico, a língua falada há 2 mil anos, escritas no estilo cursivo hebraico, o que, segundo a IAA, “era comum no final do período do Segundo Templo”.

Havia também uma série de símbolos escritos com lama ou rabiscados no gesso.

“Não há dúvidas de que essa é uma descoberta muito significativa”, disseram os chefes da escavação, Royee Greenwald e Alexander Wiegmann.

“Tamanha concentração de inscrições e símbolos tão antigos em um sítio arqueológico e num estado tão grande de preservação é algo muito raro, único e até intrigante”.

Os símbolos e as inscrições já foram transferidos do mikvá para laboratórios de conservação. A Autoridade de Antiguidades de Israel diz que planeja exibir as inscrições para o público em breve.

18/09/2015/ 22:17:23
Outras Notícias
  • NASA confirma sons estranhos vindos do céu
NASA confirma sons estranhos vindos do céu
25/04/2016/ 00:30:14

Não havia nenhuma celebração especial acontecendo na cidade, mas o som estranho vindo do céu, o que soa semelhante aos ecos de trombetas, foram registrados por pessoas de todo o mundo. Até agora, o barulho estranho foi detectado e ouvido em os EUA, Canadá, Austrália, Rússia, Alemanha, e outros vários países apesar d...

  • Fortaleza de Antíoco Epifânio é descoberta em Jerusalém
Fortaleza de Antíoco Epifânio é descoberta em Jerusalém
03/11/2015/ 21:39:55

Há mais de cem anos arqueólogos procuravam a fortaleza do governante grego Antíoco Epifânio. Durante muitos anos os pesquisadores debateram a localização da cidade de Acra, construída a mais de dois mil anos atrás por Epifânio, rei do império selêucida. A maioria afirmava que ficava na atual idade Velha de Jerusalém...

  • Cristão lê mais que um brasileiro comum; saiba mais
Cristão lê mais que um brasileiro comum; saiba mais
18/09/2015/ 22:15:58

No meio cristão, além da Bíblia, revistas, mangás e outros livros têm ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Segundo o empresário Sinval Filho, que trabalha no setor editorial, o cristão lê em média três vezes mais que o brasileiro comum.“A pessoa, quando se converte, quando está no meio de uma comunida...

  • É legítimo um cristão ser dizimista?
É legítimo um cristão ser dizimista?
03/08/2015/ 22:14:30

Cristão dizimista – O dízimo está sendo atacado em nossos dias com rigor desmesurado. Em parte, porque muitos líderes inescrupulosos usam expedientes escusos e reprováveis para arrancar do povo o último vintém, a fim de viverem no fausto e no luxo. Outros, porque em muitas igrejas falta transparência ...