Anteriores
Metade dos crentes ingleses não crê que Jesus foi real
  • Metade dos crentes ingleses não crê que Jesus foi real
Metade dos crentes ingleses não crê que Jesus foi real

A Inglaterra, que foi o berço do movimento missionário mundial durante muitos anos, continua dando provas de como o liberalismo teológico está acabando com a fé no Reino Unido.

Uma pesquisa encomendada pela Aliança Evangélica e pela Igreja da Inglaterra produzida pelo ComRes e o Instituto Barna, entrevistou 4.000 pessoas no mês passado.

O resultado mostra que mais de 40% dos ingleses não acreditam que Jesus foi uma pessoa real. Já 43% dizem crer na ressurreição, embora muitos achem que ela não ocorreu como descrito na Bíblia.

Embora 57% dos entrevistados afirmem ser cristãos, menos de 10%, na verdade, admitem ser praticantes (fazem orações, leem a Bíblia regularmente e vão à igreja pelo menos uma vez por mês).

Esse levantamento será discutido no próximo Sínodo Geral da Igreja Anglicana, religião oficial do país, que ocorre em novembro. Chama atenção o fato de um quarto dos entrevistados entre 18 e 34 anos de idade afirmaram que ele é “um personagem mítico ou ficcional”.

A pesquisa faz parte de um projeto de pesquisa que tenta avaliar a “situação espiritual” da nação. O estudo foi enviado a todos os 470 bispos, pastores e leigos membros do sínodo, recém-eleitos para os próximos cinco anos. O relatório pede orações pela Igreja. “Estamos diante de um enorme desafio, mas também de grandes oportunidades”, afirma o material.

Um dos assuntos que será mais debatido é a onda de migração e a crise de refugiados. O Sínodo quer avaliar a contribuição britânica para a realocação dessas pessoas.  O material previamente divulgado deixa claro que “os refugiados de todas as religiões devem ser ajudados”.

Enquanto debatem os refugiados, ignoram outros aspectos da pesquisa, sobretudo no que diz respeito à evangelização. Dois terços dos cristãos praticantes responderam que tinham falado sobre Jesus com um não-cristão no último mês. A maioria disse sentir-se à vontade para falar da sua fé. As palavras mais frequentemente usadas para descrever Jesus foram “espiritual”, “amor” e “paz”.

Por outro lado, quase 60% dos ingleses não querem “saber mais” sobre Jesus.  Apenas 20% afirmaram que desejavam conhecer melhor Jesus Cristo depois de um cristão praticante compartilharam sua fé com eles. Cerca de 25% disseram “sentir-se mal em relação a Jesus” após ouvirem de um cristão compartilhar sua fé.

Sobre isso, o relatório limita-se a dizer: “Devemos reconhecer que até mesmo o próprio Jesus, ao falar com as pessoas no primeiro século, não foi bem recebido 100% do tempo.”

2000 Igrejas serão fechadas

A pesquisa foi publicada poucos dias após a Igreja da Inglaterra, conhecida como episcopal anglicana no resto do mundo, divulgar que estuda fechar pelo menos 2.000 das 16.000 igrejas no Reino Unido.

Nesses locais, reúnem-se regularmente menos de dez fiéis. A maioria é idosa e as ofertas são poucas e esparsas. Isso inviabiliza os custos de manutenção. A opção é transformá-las em “igrejas de feriado”, que só abrem nas semanas do Natal e da Páscoa, quando muitos cristãos nominais procuram alguma igreja por hábito. Com informações de BBC e Christian Today

03/11/2015/ 21:57:38
Outras Notícias
  • Comissão teológica católica pede que Papa declare Maria como “corredentora” com Cristo
Comissão teológica católica pede que Papa declare Maria como “corredentora” com Cristo
05/01/2017/ 02:22:29

Uma organização Mariana Internacional, juntamente com mais de 100 bispos, sacerdotes, religiosos e teólogos de mais de 20 países, estão pedindo ao Papa Francisco que reconheça publicamente a Maria como corredentora com Jesus. Para esse fim, a Comissão Teológica da Associação Mariana Internacional publ...

  • Vocalista da Banda Resgate, Pr. Zé Bruno dispensa os 10% de dízimo na sua igreja
Vocalista da Banda Resgate, Pr. Zé Bruno dispensa os 10% de dízimo na sua igreja
22/09/2016/ 11:17:43

O dízimo é uma das questões que mais geram controvérsias, tanto no âmbito da igreja como fora dela. Para esclarecer alguns pontos e expor sua visão sobre o tema, o pastor Zé Bruno, vocalista da Banda Resgate, publicou um vídeo no canal de sua igreja na última quinta-feira (8).Em um panorama bíblico sobre o assunto, ...

  • Vergonha capitais têm 195 pastores disputando eleições
Vergonha capitais têm 195 pastores disputando eleições
28/08/2016/ 18:52:38

Lugar de pastor é na igreja,administração publica é lugar de administrador que entende o que faz, essenegócio de procurar dinheiro ou emprego em outros locais, é coisa de quem nãosabe na realidade fazer nada, ué o cidadão não é pastor???, levar a palavraesta fácil né, então vai fazer outra coisa em conjunto, ou vai ...

  • Epidemia de zika, Owuor avisou que a
Epidemia de zika, Owuor avisou que a "praga" viria em 2014
17/02/2016/ 20:55:27

Para muitos ele é um dos grandes profetas vivos de Deus, para outros não inspira confiança pois tem ensinamentos polêmicos. O Doutor David Owuor, natural do Quênia, na África, é bastante conhecido por seus vídeos onde fala das revelações que teve sobre a iminente volta de Jesus.Ele esteve no Brasil em março de 2014 ...